"Pita" , Pão Grego

Este pão, Pita em grego, no mundo arabe se chama Balady, no Líbano Khubz arabi, na Jordânia Kamag e em outros países é designado com outros nomes. É um pão redondo e plano, que ao ser cozido (assado) se incha, formando uma bolsa. É patido em dois quando se come recheando-se com comida. É um pão curioso, com uma maciez branda e é melhor consumi-lo no mesmo dia. E preferível fazê-lo com uma farinha forte.

450 g de farinha
40 g de levedura de padaria
2 decilitros de água morna (tibia)
4 coleradas de azeite de oliva
1 colherinha de sal e um punhadindo (una pizca) de açúcar

Disolver a levedura no açucar e água morna e deixar repousar 10 minutos. Por a farinha e o sal em uma bacia (un bol) e fazer um furo no centro. Verter a levediura dissolvida e mexer com uma colher de madeira,e, sobre uma superfície enfarinhada, amassar durante 8 a 10 miinutos. Cubrir com um pano e deixar descansar por 45 a 60 minutos).

Amasse outra vez por um par de minutos. Divida a massa em seis (6) ou oito (8) partes e faça bolas. Abri-la (aplantarlas) com o cilindro (rodillo) e deixar repousar 25 a 30 minutos. Voltar a abri-las novamente com o cilindro fazendo circulos de 1 centímetro de espessura. Ponha sobre as formas enfarinhadas, cubra e deixar repousar por 25 minutos.

Aqueça o forno a 250º (temperatira muito alta) e assá-los por 8 a 10 minutos. Ao retirar do forno envolvê-los com um pano até a horade comê-los.

Se desejar, antes de "hornealos", umedecer a superfície com água ou ovo e polvilhar com sementes de (ojonjali - sésamo). Apertálas um pouco com uma culherinha ou espátula para que fiquem presas.

Pose servilos com guisado d ecarne e verduras e saladas como por exemplo: tomate, atum, cebolas e ervas.

Postagens mais visitadas